NOTÍCIANOTÍCIASParáPOLÍTICAREGIONAL

Ibama aprova plano da Petrobras e processo de exploração na Margem Equatorial avança

Aprovação teórica do plano de proteção à fauna oleada permite que Petrobras avance para simulações de resposta a acidentes na Foz do Amazonas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou, nesta segunda-feira (19), o Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF) apresentado pela Petrobras, voltado à possível exploração de petróleo na Margem Equatorial, especificamente na região da Foz do Rio Amazonas.

A aprovação é conceitual, ou seja, valida os aspectos teóricos e metodológicos do plano, que agora poderá ser testado em campo. A próxima etapa prevê a realização de vistorias e simulações de resgate de animais afetados por possíveis derramamentos de óleo, como forma de avaliar a capacidade de resposta da estatal em situações de emergência ambiental.

Apesar de representar um avanço no processo de licenciamento ambiental, a aprovação não significa autorização para início da perfuração exploratória na região. A continuidade do trâmite dependerá da viabilidade operacional do Plano de Emergência Individual, que será analisada em uma Avaliação Pré-Operacional (APO).

O cronograma para essa nova fase será definido pelo Ibama em conjunto com a Petrobras. A exploração na Margem Equatorial é alvo de debates por envolver uma área de grande sensibilidade ambiental e relevância para a biodiversidade amazônica.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar