HQ paraense ganha prêmio de melhor álbum de quadrinhos do Brasil
A HQ paraense Brega Story, de Gidalti Jr, venceu a categoria Melhor Álbum em Quadrinhos da primeira edição da CCXP Awards, premiação brasileira voltada para celebrar os principais lançamentos da cultura e dos games, no Brasil e no mundo.
“A Comic-Con é uma festa por tradição que trabalha com muitos produtos internacionais e esse é um destaque bastante significativo para os artistas brasileiros. Dentro desse universo tão competitivo a gente ter um destaque para um produto do norte do Brasil, em especial Belém do Pará, é um reconhecimento que me deixa bastante feliz e honrado em ser o autor dessa obra que conquistou o prêmio de melhor álbum na primeira CCXP Awards”, disse Gidalti.
A HQ paraense fala dos bastidores do brega para falar de temas como abuso moral e sexual. A HQ acompanha a trajetória de Wanderson Jr., músico que, embora carregue o título de Rei do Brega, tem que se virar para manter a coroa. Ele quer fama a todo custo, não importa quem esteja em sua frente.
Posso dizer que acompanhei profundamente esse cenário. Brega Story faz uso da paródia para retratar a dinâmica desse ambiente e os maiores conflitos de seus atores, como os músicos, os dançarinos, os Djs, técnicos, entre outros. Não convém citar nominalmente, mas a obra é um retrato desse caldeirão de celebridades Belenenses”, disse o autor.
Além disso, o próprio Gidalti usou suas experiências e vivências ao ter sido músico amador na cena do brega, na capital paraense. Ele presenciou as dificuldades e perrengues que os músicos e as bandas passam na tentativa de tirar seu sustento da música e na busca pela fama.
“Premiações são reconhecimentos da crítica e de público, mas nunca são os objetivos primários do trabalho. É um retorno que os autores têm depois de uma longa jornada de trabalho, e isso ajuda bastante no objetivo principal, que é fazer a obra circular e ser lida. Nesse sentido, fico feliz com a amplitude que a obra ganha a partir deste destaque”, destacou Gidalti.



