O Hospital de Campanha de Parauapebas, no sudeste do Pará, será desativado nesta quinta-feira, 17, após avaliação do Comitê Técnico da Covid-19, composto por profissionais de saúde daquele município.
A Prefeitura de Parauapebas encerra o contrato com o Instituto Acqua, responsável pelo gerenciamento do hospital, que foi inaugurado no dia 19 de maio, em parceria com a mineradora Vale. No período foram atendidos 332 pacientes, dos quais 95% receberam alta. A taxa de ocupação média girou em torno de 25%.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a desmobilização do HC já foi iniciada e, até o próximo dia 17, todas as suas atividades estarão encerradas.
Com o fechamento, boa parte da estrutura montada para combater a Covid-19 será absorvida na rede municipal de saúde, que passa a contar com novos respiradores e os profissionais treinados para atuar no tratamento do novo coronavírus.
Os pacientes que necessitarem de internação serão encaminhados para a ala conhecida como “covidão”, no antigo hospital municipal, com 40 leitos, e para o Hospital Geral de Parauapebas (HGP). O município dispõe atualmente de 21 leitos de UTI.
Fonte: Portal Pebinha do Açúcar



