NOTÍCIANOTÍCIASParáPOLÍTICA

Hana Ghassan lidera disputa pelo Governo do Pará em maioria dos cenários, aponta pesquisa

Vice-governadora aparece à frente ou em empate técnico com adversários em levantamentos estimulados do Real Time Big Data

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan (MDB), lidera as intenções de voto para o Governo do Estado na maior parte dos cenários testados pela pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta quinta-feira (5). Os dados antecipam o comportamento do eleitorado a pouco mais de oito meses das Eleições de 2026.

No levantamento estimulado — em que são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados —, Hana lidera em três dos quatro cenários formulados pelos pesquisadores. Em dois desses, nos quais enfrenta o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos (PSB), a vice-governadora alcançou 26% e 29% das intenções de voto, respectivamente.

Em um terceiro cenário com os mesmos nomes, Hana aparece com 31% das preferências, enquanto Daniel registra 29%, caracterizando empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa.

Quando o confronto é entre Hana e Mário Couto (PL), a vice-governadora lidera com 35%, ante 19% do pré-candidato do PL.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores nos dias 3 e 4 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Outros possíveis candidatos como Paulo Rocha (PT), Araceli Lemos (PSOL) e Cléber Rabelo (PSTU) também foram incluídos nos cenários testados, mas não alcançaram destaque nas intenções de voto.

Votabilidade e percepção do eleitor

O estudo também mapeou a percepção dos eleitores sobre o conhecimento e a intenção efetiva de voto nos principais nomes considerados:

  • Hana Ghassan:
    – 14% dos entrevistados afirmaram que votariam nela com certeza;
    – 25% disseram que consideram votar nela;
    – 22% afirmaram conhecer, mas não votar nela;
    – 39% declararam não conhecê-la o suficiente para opinar.
  • Dr. Daniel Santos:
    – 12% votariam nele com certeza;
    – 36% consideram a possibilidade de voto;
    – 31% conhecem, mas não votariam;
    – 21% afirmaram não o conhecer o suficiente para opinar.

Os dados mostram que, apesar de liderar cores principais, os nomes ainda apresentam altas taxas de eleitores que não têm opinião definida ou não conhecem suficientemente os candidatos.

Disputa pelo Senado

O levantamento também abordou intenções de voto para o Senado Federal em dois cenários. No primeiro deles, o atual governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o ex-governador Simão Jatene (sem partido) se destacaram, com 41% e 14%, respectivamente, nas preferências dos entrevistados.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar