Guarda Municipal e PM realizam operação contra furtos de cabos de energia em Belém
Na tarde de segunda-feira, 12, a Guarda Municipal de Belém, em parceria com o 2° Batalhão da Polícia Militar, realizou uma grande operação para combater os crescentes furtos de cabos de energia na cidade. Esse tipo de crime vem se tornando cada vez mais frequente, ocorrendo até mesmo em áreas movimentadas e em plena luz do dia.
A operação, conhecida como “operação de saturação”, teve como objetivo reforçar a presença dos órgãos de segurança nos bairros e locais públicos mais afetados. As ações aconteceram em pontos estratégicos, como as praças Waldemar Henrique e Magalhães, no bairro do Reduto; a Feira do Açaí, na Cidade Velha; e a praça Santuário, em Nazaré.
Durante a operação, 40 pessoas foram abordadas pelos agentes de segurança. Além disso, diversos itens suspeitos foram apreendidos, incluindo facas, cachimbos, chaves de fenda e um alicate de cortar cadeados. Essas apreensões reforçam a importância de operações como essa para a segurança da população e para a prevenção de crimes em Belém.
A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), em parceria com a Luz de Belém, consórcio vencedor do processo de concessão administrativa via PPP do sistema de iluminação pública de Belém, lida diariamente com furtos de cabos. O prejuízo hoje, segundo a Luz de Belém, é de R$ 100 mil correspondente a 5 km de cabos furtados da iluminação pública só em 2024.