Desde a vigência do decreto de lockdown em Belém, no dia 7 de maio, a Guarda Municipal de Belém (GMB) vem atuando diariamente em ações conjuntas com outras forças de segurança do Estado na realização de barreiras de trânsito nas principais ruas de Belém.
Na quarta-feira, 20, a Divisão de Operações da GMB divulgou o balanço parcial das notificações (multas) aplicadas nas barreiras no período do dia 10 de maio até o dia 20 de maio. Os dados registraram que durante 10 dias de ação, mais de 8 mil pessoas foram abordadas e, destas, foram geradas 384 multas pelo descumprimento das medidas do decreto.
Barreiras – As ações se desenvolvem em três barreiras fixas integradas que funcionam em dois horários, das 7 às 10 horas e das 17 às 19 horas, e mais duas barreiras volantes que funcionam sem horário estabelecido, que são montadas todos os dias nas principais ruas de Belém e contam com um efetivo de 30 homens dos Grupamentos Operacional e Tático, fazendo o controle de fluxo de veículos.
Nas barreiras montadas o condutor do veículo particular ou os passageiros do transporte público são abordados e precisam comprovar que trabalham em atividades essenciais ou que estão a caminho de supermercados ou farmácias, por exemplo.
“Os guardas orientam a população sobre as medidas previstas no decreto, informando em que situações a pessoa pode sair de casa. Também é verificado se a pessoa está usando a máscara de proteção individual e com os documentos exigidos para circular pela cidade. Quem não apresenta comprovação é notificado e orientado a voltar para casa”, explicou Guilherme Freitas, inspetor geral da Guarda Municipal de Belém.
Dados – Os dados apontam ainda que a barreira da avenida Júlio César, no bairro da Sacramenta, e a barreira da avenida Almirante Barroso, no Souza, apresentam um maior número de notificações, que são de 95 e 90, respectivamente.
Os dias com maior número de multas aplicadas pela GMB foram os dias 15, com 44 multas; 17 com 64 notificações e no dia 20, com 47 multas registradas até às 17 horas.
O inspetor de Planejamento da Guarda Municipal, Antônio Carlos Tavares, classifica os dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup) como otimista.
“Comparando o número de abordados com o número de multas aplicadas, verificamos que a maioria das pessoas estão saindo de suas casas para fazer alguma atividade que é essencial, portanto essas medidas com as barreiras e outras ações paralelas que estamos realizando estão tendo efeito. Porém, ainda não conseguimos chegar aos 70% de isolamento social”, disse Tavares.
Além das barreiras nos principais pontos de fluxo de veículos, o trabalho da Prefeitura é complementado pela força- tarefa do Comitê de Segurança Municipal que possui um planejamento de fiscalização nas feiras livres, mercados e comércio de serviços e produtos considerados não essenciais.
Fiscalização – O trabalho de fiscalização da Guarda Municipal segue, também, com rondas, orientação do uso obrigatório de máscaras, o distanciamento e organização de filas nas agências bancárias e no atendimento as denúncias da população, feito pelo número 153, que já contabiliza 1.100 ligações, desde o dia 7 até às 14 horas de quarta-feira, 20.
“O comitê já percorreu todas as feiras de Belém. Fizemos primeiramente um trabalho de educação, com orientação, e agora, retornamos com o trabalho de cumprimento das medidas necessárias, sempre com o objetivo de resguardar a vida da população e reduzir a curva de casos da Covid-19 em Belém”, finalizou Antônio Carlos Tavares.
Fonte: Agência Belém de Notícias



