A Guarda Municipal de Belém (GMB) divulgou na manhã de quinta-feira, 6, o balanço da Operação Verão 2020. Mais de 42 mil abordagens, orientações e advertências foram realizadas pelos agentes da GMB nos distrito de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e ilha de Cotijuba.
Durante a operação realizada entre os dias 1 de julho e 3 de agosto, a GMB intensificou ações de segurança e de fiscalização de combate à Covid-19. Mais de 200 agentes da segurança municipal dos grupamentos de Ações Táticas (GAT), Táticas Com Cães (ATAC), Ronda da Capital (RONDAC), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e o Operacional foram deslocados para os balneários da capital. “Esse reforço é deslocado todos os anos, porém este ano tivemos um diferencial por conta da pandemia”, destacou Antônio Carlos Tavares, inspetor chefe da Divisão de Operações (DOP).
Rondas e barreiras – As ações de segurança contaram o apoio de 15 viaturas e 40 motocicletas, além de rondas, barreiras educativas, blitz, abordagens, saturação, ações de prevenção e a fiscalização para o cumprimento das medidas do decreto municipal por conta do novo coronavírus. “Os guardas municipais, assim como o nosso corpo de servidoras do Núcleo Setorial de Saúde do Trabalhador, trabalharam fortemente nas ações de segurança das localidades, fiscalização, e orientação sobre e distribuição de máscaras”, explicou Antônio Carlos.
Balanço – No período da operação ‘Verão 2020’, a GMB abordou e orientou mais de 34 mil pessoas e 8 mil veículos. Como prevenção, os agentes distribuíram 4 mil máscaras e mil preservativos.
O balanço apontou, também, 138 registros de ocorrências que geraram 28 boletins em unidades policiais. Entre as apreensões realizadas pela Guarda Municipal estão uma arma de fogo; um simulacro (arma que simula uma real); 212 saquinhos de entorpecentes; 96 carretéis de linha encerada (chilena); 79 pacotinhos de cerol e vidro moído, além de quatro veículos recuperados.
“O balanço final foi positivo. A GMB esteve presente e garantiu a segurança e tranquilidade dos veranistas. Vale destacar a colaboração da população com denúncias, por meio do 153, que recebeu 36 denúncias”, comentou Guilherme Freitas , inspetor geral da GMB.
Fonte: Agência Belém