Grupo Caixotes apresenta espetáculo experimental “Entrelinhas”
O Grupo Caixotes estreia no dia 19 deste mês, às 19h o espetáculo “Entrelinhas”, na sala preta da Casa de Artes Tiago de Pinho. As próximas sessões serão nos dias: 20, 21, 26, 27 e 28 (sexta, sábado e domingo respectivamente). No dia 26 os ingressos serão gratuitos, para pessoas de centros comunitários, brinquedoteca comunitária e centro de jovens.
O espetáculo foi escrito e dirigido pelo diretor Murilo Olegário e conta com a participação de mais seus atores e atrizes que são os atuantes de um ao seis e faz parte de um processo experimental que busca recriar uma linha tênue que separa duas pessoas, levantando temas como: relacionamentos homoafetivos, conservadorismo e violência familiar.
“A palavra: Entre (Indica o espaço que separa duas ou mais pessoas ou coisas, o espaço linear, expressa período de tempo que separa dois acontecimentos ou duas épocas) e linhas de uma lenda Oriental, esta linha nunca vai embora e fica constantemente amarrada, apesar do tempo e da distância. Não importa o quanto demore para conhecer essa pessoa, não importa o tempo que você passe sem vê-la, e também não importa se vive no outro lado do mundo: o fio estica-se ao infinito, mas nunca se parte”, explica o diretor.
“Queremos mostrar o lado humano. As pessoas devem poder ter suas convicções pessoais e argumentar. Fazemos por meio de debates, e, claro, por meio de protestos e na linguagem do teatral experimental. Usamos os estímulos sensoriais – audição, olfato, paladar e visão – como proposta de interação poética. Entrelinhas são as cicatrizes resultantes do entrelaço da realidade de seis atuantes abordando uma relação dualista do que é realidade e o que é plano das ideias”, complementa Murilo.
O processo começou a ser experimentado em dezembro de 2019, com reuniões presenciais e ensaios. No entanto, com a pandemia, as atividades foram paralisadas e a estreia prevista para maio de 2020 adiada. Quase dois anos depois o espetáculo estreará e a expectativa da equipe é muito alta.
“Minha maior expectativa é que as pessoas consigam assistir, doar um pouco do seu tempo para consumir o que está sendo produzido por artistas paraenses, que mesmo com as dificuldades diárias para conseguir levar para o público um espetáculo, não desiste e segue fazendo arte. Espero que o público consiga se identificar com os personagens do espetáculo, suas alegrias, dores e descobertas”, diz Carlos Puty, atuante 6 e também produtor do espetáculo.
Cada um dos atores e atrizes além de atuarem, também tem uma função no espetáculo específica. Graciane Gonçalves é a atuante 1, iluminadora; Viktor Ayan é o atuante 2, multimídia; Jully Lima é a atuante 3, iluminadora; Yuri Wariss é o atuante 4, cenógrafo; Alane Dias é a atuante 5, figurinista e maquiadora; Carlos Puty é o atuante 6 e produtor.
“Esse é meu primeiro espetáculo experimental e também, minha primeira experiência participando da produção, cabendo à mim a iluminação. Tudo está sendo uma descoberta infinita e as contribuições que recebi do meu diretor, iluminador-chefe (Markson) e colegas de cena irá me auxiliar na carreira artística daqui pra frente”, observou Jully Lima, atuante 4 e iluminadora.
O projeto foi contemplado pelo edital de seleção pública de patrocínio do Banco da Amazônia. Na sexta-feira, dia 26, os ingressos não serão vendidos, serão retirados de forma gratuita pela comunidade interessada. Nos demais dias, os ingressos podem ser comprados pelo site sympla no valor de R$15,00, mas usando o código promocional: ATUANTE1/ATUANTE2 ou substituindo pelo número de 1 ao 6 no final da palavra atuante ganha desconto.
SERVIÇO – Espetáculo “Entrelinhas”
Data: 19, 20, 21; 26, 27 e 28 (sexta, sábado e domingo respectivamente)
Hora: 19h
Local: Casa de Artes Tiago de Pinho
Ingressos: bit.ly/ingressoentrelinhas
Redes sociais: @grupocaixotes



