A cidade de Santarém, no oeste do Pará, tem enfrentado um peculiar fenômeno nos últimos dias: uma invasão de grilos-pretos. Moradores e visitantes se surpreenderam com a presença massiva desses insetos, que agora se tornou assunto nas redes sociais.
O destaque do fenômeno ocorreu quando a DJ Mari Malvadona, após se apresentar na cidade, compartilhou nas redes sociais o inusitado encontro com um grilo-preto em sua mala durante a viagem de volta para Fortaleza.
A prefeitura de Santarém afirma que está acompanhando de perto a situação, classificando como “fenômeno” o aparecimento em grande quantidade dos grilos-pretos. No entanto, ainda é prematuro determinar se há anormalidades na situação. Uma empresa de dedetização da cidade registrou um aumento significativo nos atendimentos, indicando a crescente demanda da população para lidar com a presença desses insetos em suas residências e empresas.
Apesar dos relatos e da surpresa gerada, especialistas ponderam que não se trata necessariamente de uma “infestação” dos grilos-pretos, uma espécie comum nas regiões amazônicas. O crescimento populacional desses insetos tende a ser mais expressivo durante o período chuvoso. O biomédico Almir Rocha esclarece que, embora possam causar incômodo ao entrar nas casas atraídos pelas luzes, os grilos-pretos não são vetores de doenças.
A diminuição de predadores naturais, como lagartos e sapos, é apontada como um fator que favorece o aumento da quantidade de grilos. A prefeitura destaca que o diálogo com cientistas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está em andamento para compreender melhor o fenômeno e avaliar se há alguma anormalidade.
A população local tem compartilhado experiências nas redes sociais, descrevendo a presença dos grilos-pretos “por todos os lugares”. A prefeitura sugere medidas simples, como manter terrenos limpos e evitar acúmulo de resíduos, para minimizar a presença desses insetos.



