Na manhã desta quarta-feira, 15, um professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi impedido de dar aula por grevistas no campus do Guamá. O incidente foi registrado em um vídeo que circula nas redes sociais, mostrando o professor tentando atravessar um bloqueio próximo ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NUMA), quando foi confrontado de forma acintosa pelos manifestantes.
A ação faz parte da Greve Nacional das Instituições Federais, na qual os professores reivindicam a reestruturação das carreiras, reajustes salariais e a recomposição do orçamento da Educação. Como resultado, os portões da UFPA foram fechados, impedindo qualquer tipo de movimentação dentro do campus.
Embora o direito à greve seja garantido e possa ser exercido de forma coletiva ou individual, a legislação brasileira também assegura que aqueles que desejam continuar trabalhando, como o professor em questão, não podem ser impedidos de fazê-lo. No entanto, o fechamento dos portões e os bloqueios dentro do campus da UFPA evidenciam um conflito entre os direitos dos grevistas e os dos trabalhadores que optam por não aderir à paralisação.
VEJA VÍDEO: