O governo do Pará informou que as obras do BRT Metropolitano atingiram 65% de execução e estão sendo aceleradas, aproveitando o verão amazônico, com a previsão de conclusão até o fim deste ano. A declaração foi feita em matéria publicada no portal de notícias do estado.
“Avançamos para cumprir com o cronograma de obras do BRT Metropolitano. Os transtornos de realizar uma obra em uma rodovia movimentada como a BR-316 são inevitáveis, mas seguimos um planejamento para reduzir esses impactos. Ao final da obra, teremos uma avenida com calçadas, ciclovias, novas passarelas, iluminação e arborização, todo um sistema de drenagem para não haver mais alagamentos, além da pavimentação nova, estações e terminais de passageiros”, detalhou Leila Martins, diretora geral do NGTM (Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano).
A expectativa é que a via esteja pronta ao final do segundo semestre e que o sistema integrado de transporte esteja funcionando para a COP-30 no primeiro semestre de 2025. No primeiro semestre, a obra alcançou a marca de 65% do total executado. As pistas de concreto, que são os corredores exclusivos dos ônibus do BRT, estão 80% concluídas, e os túneis, 100% prontos.
Em junho, o NGTM entregou 5 km de pistas asfaltadas e com sistema de drenagem entre os viadutos do Coqueiro e Ananindeua. Cinco novas passarelas já garantem mais conforto e segurança à população. Foram construídos quatro túneis, chamados de “passagens interiores”, sendo dois no Terminal de Passageiros de Ananindeua e dois no Terminal de Passageiros de Marituba. Utilizando um método inovador de “escavação invertida”, essas passagens subterrâneas de cerca de 120 metros cada, e com pavimento de 50 cm de espessura, foram feitas sem a necessidade de interditar o trânsito.
Os terminais de passageiros, ainda em construção, atingiram 55% de execução. O Terminal de Integração de Marituba, localizado no km 10 da BR-316, contará com duas plataformas e um prédio administrativo, que também abrigará uma Estação Cidadania. O Terminal de Integração de Ananindeua, no km 7 da BR-316, será o maior, com três plataformas, prédio administrativo, bilheteria, lanchonete, bicicletário e Estação Cidadania. Este terminal terá acessos pelo viaduto Ananin, entregue em julho de 2023 pelo NGTM.
O prédio do Centro de Controle Operacional do BRT Metropolitano, localizado na avenida Augusto Montenegro, também está concluído. Assim que a obra for entregue, todos os sistemas estarão prontos para funcionar. Esse novo prédio pode se tornar o primeiro espaço público sustentável da Amazônia, dentro dos critérios da certificação LEED, a mais renomada certificação no quesito ‘construção sustentável’ no mundo.