REGIONAL

Geradores são enviados a Macapá para atender atividades essenciais, diz Ministério

O Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou na tarde desta sexta-feira, 6, a atualização das ações realizadas para restabelecer o fornecimento de energia elétrica no estado do Amapá.

De acordo com o Ministério, uma máquina de purificação do óleo que foi transportada de balsa já está em Macapá e já se encontra na subestação da capital, para o processo de purificação.

Além disso, uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu do Rio de Janeiro (RJ) para São Luís (MA). Na capital do Maranhão, outras duas máquinas de purificação serão embarcadas na aeronave da FAB para Macapá, com a finalidade de aumentar o esforço de purificação do óleo do transformador número 3 que está na subestação.

O ministério também informou que existe uma perspectiva de que o nível necessário de purificação do óleo para acionamento do transformador número 3 seja atingido ainda na noite de hoje, com isso, será possível restabelecer a carga de cerca 70% das necessidades elétricas dos 14 municípios atingidos com a falta de energia.

Também foram deslocados, da cidade de Boa Vista (RR), quatro geradores para Macapá, para atender, de forma emergencial, as atividades essenciais que serão designadas pelo Governo do Estado.

Na manhã desta sexta-feira, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, realizou uma reunião de alinhamento das ações já realizadas e, também das futuras, com o Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e com o Governador do Amapá, Waldez Góes.

Normalidade

O secretário de Energia Elétrica, Rodrigo Limp, informou nesta quinta-feira, 5, que o fornecimento de 100% da carga de energia elétrica necessária ao Amapá pode levar até 15 dias.

14 das 16 cidades do Estado estão sem energia desde a noite de terça-feira, 3, quando incêndio atingiu uma subestação de Macapá, capital do Estado, e fez com que o abastecimento fosse interrompido nas linhas de transmissão Laranja/Macapá e nas usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes, que abastecem a região.

Internet

Há quatro dias do apagão causado pelo incêndio em uma subestação de energia elétrica, 14 dos 16 municípios do Amapá estão sem luz e a população já faz filas em supermercados, locais de revenda de água e postos de combustíveis. Em Macapá, a prefeitura já decretou estado de calamidade pública. A falha afeta o funcionamento das redes de telefone e de internet, que funcionam de maneira limitada. Hospitais passaram a depender de geradores.

Fonte Roma News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar