BELÉMNOTÍCIASParáREGIONAL

Gás de cozinha e combustíveis sofrem reajuste em Belém

A partir desta quinta-feira (1), entra em vigor em todo o estado do Pará o aumento das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), resultando em impactos diretos nos preços do gás de cozinha e dos combustíveis. Apesar da aplicação imediata da medida, ressalta-se que ainda existem estoques dos produtos mantidos com os preços anteriores.

O revendedor de gás, David Nascimento, explica que, devido aos estoques existentes nos distribuidores, o consumidor poderá sentir o reajuste a partir da próxima semana. “O impacto só vai ser provavelmente a partir de segunda-feira, porque já comprei gás hoje com o aumento, mas só vou pegar gás agora sábado ou segunda”, esclarece. Ele destaca que fatores como o reajuste do salário mínimo, a competição com revendedoras clandestinas e o novo aumento tornam o cenário incerto para o setor.

O empresário ressalta as dificuldades em manter o lucro e equilibrar os repasses diante dos diversos fatores impactantes. “Está ficando mais difícil, eu já não vou conseguir fazer um repasse, eu já vou esperar o que vai acontecer no mercado para ver até onde eu consigo fazer algum repasse ou não”, afirma. A migração para fontes de energia alternativas, como energia solar, e a transição para veículos elétricos têm gerado uma redução na venda de gás automático nos últimos anos.

No segmento de combustíveis, o aumento já é percebido por consumidores. O taxista Arlison José relata que alguns postos cobraram vinte centavos a mais que o valor anterior. “Eu rodo no táxi e teve aumento na gasolina sim, vinte centavos”, declara o motorista.

Em nota, o Sindicombustíveis do Pará explica que a Lei Complementar 201/2023 flexibilizou os períodos de modificação da alíquota de ICMS para gasolina, diesel e gás de cozinha. O sindicato destaca que o impacto efetivo na bomba dependerá do valor efetivamente transmitido pelas distribuidoras. As mudanças representam um aumento estimado de R$ 0,1521 no preço da gasolina C e R$ 0,1179 no preço do diesel B.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar