Pará

Garimpeiros soterrados em Canaã dos Carajás são resgatados após mais de 30 horas de operação

Na madrugada deste domingo, 26, após mais de 30 horas de esforços intensos, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) conseguiu atravessar o bolsão de água que bloqueava a mina e alcançou os três garimpeiros soterrados.

Os trabalhadores haviam ficado presos em um túnel após o desabamento de uma caixa de contenção, que impediu a entrada principal da mina, localizada na vila Nova Jerusalém, zona rural de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará.

O acidente ocorreu durante a troca de turno das equipes de trabalho. Embora o túnel tenha sido bloqueado, um pequeno vão foi mantido, permitindo o fornecimento de água e alimentos aos garimpeiros enquanto as equipes de resgate se mobilizavam.

A principal dificuldade enfrentada pelos bombeiros foi a profundidade do local, estimada em cerca de 50 metros. A comunicação com os trabalhadores foi realizada por meio do vão, e na tarde de sábado (25), equipes improvisaram um sistema de ventilação com um cano, o que facilitou o envio de suprimentos e o contato com as vítimas.

De acordo com o ICMBio, a mina já havia sido alvo de fiscalizações ambientais devido à operação ilegal, sem licença. A extração clandestina de cobre na região tem gerado impactos ambientais significativos e colocado em risco a segurança dos trabalhadores.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar