Gaby Amarantos é acusada de preconceito contra a cultura periférica das aparelhagens

A cantora Gaby Amarantos foi acusada de preconceito contra festas de aparelhagens. Tudo começou quando a cantora criticou a falta de representatividade de artistas da região Norte na premiação do Multishow, realizada na noite desta quarta-feira, 09, no Rio de janeiro.
Em um dos tweets a cantora paraense disse “A gente ñ quero só que venham gravar clipe, matérias ou publis aqui, a gente ñ quer que só mostrem aparelhagens, gastronomia ou as outras belezas. É legal, importante mas a gente tem cena pop da Amazônia, ARTISTAS é a gente precisa se ver lá tb!!!!”.
Internautas, no entanto, interpretaram a posição de Gaby Amarantos como preconceituosa contra a cultura periférica das aparelhagens, além de indireta contra Anitta. Um dos seguidores da cantora questionou a fala:
“Esse texto é extremamente confuso, não da pra entender o que tu quis dizer? É uma crítica? Se for é de mal gosto, óbvio que as pessoas não devem ver só aparelhagem, mas isso é parte importante do que o Pará é, e e mostrar isso é importante sim, principalmente considerando que são marginalizados e perseguidos pela elite do Pará, assim como acontece com o Funk no Rio e SP, é muito importante levar isso ao mainstream sim e mostrar para todos, isso desperta o interesse das pessoas a conhecer as demais coisas também, é uma pedra na água“.
Gaby Amarantos ficou conhecida nacionalmente por levar o tecnobrega. Em suas falas, a artista sempre reafirma sua identidade do Jurunas, enquanto negra,mulher, periférica e amazônica. Em 2019, a cantora paraense levou Pitty em um festa de aparelhagem no Jurunas.