CULTURA PARAENSENOTÍCIASParáREGIONAL

Gaby Amarantos desabafa ao ser reconhecida como Patrimônio Cultural do Pará: “Diziam que o tecnomelody era música de bandido”

Vencedora do Grammy Latino, a artista é a maior representante do tecnobrega. O Projeto de Lei que eleva a obra da Gaby à Patrimônio Cultural foi aprovado nesta terça-feira (3), na Alepa.

A cantora e ícone do tecnobrega, Gaby Amarantos, foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará nesta terça-feira (3). A homenagem, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Pará através do Projeto de Lei nº 714/2023, marca um importante reconhecimento da trajetória e contribuição artística de Gaby, especialmente como uma mulher negra oriunda da periferia de Belém.

LEIA MAIS:

O projeto foi proposto pela deputada Lívia Duarte (Psol), que ressaltou a importância do reconhecimento de Gaby Amarantos, especialmente por sua vitória no Grammy Latino em 2023, na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”. “Nós sabemos a dificuldade que é para uma mulher preta, nascida na periferia, vencer prêmios. Gaby levou o Grammy, e isso é motivo de orgulho para o Pará”, destacou a deputada.

Emocionada com a homenagem, Gaby Amarantos compartilhou em suas redes sociais um desabafo sobre os desafios que enfrentou ao longo de sua carreira. “Quantas vezes eu ouvi que o tecnomelody era música de bandido, que nunca ia fazer sucesso no Brasil, que eu estava acabando com a minha carreira, e está aí o reconhecimento”, declarou a artista.

Gaby enfatizou que seu trabalho sempre foi direcionado para elevar e dar visibilidade ao movimento cultural paraense, tanto dentro do Brasil quanto no cenário internacional. “O meu trabalho é fazer com que o nosso movimento seja reconhecido no Pará, no Brasil e no mundo todo. Só uma mulher preta da periferia para entender a luta de outra, e é tão bom receber esse reconhecimento em vida”, disse Gaby, expressando sua gratidão pela homenagem.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar