Uma fazenda localizada em Acará, no Pará, foi invadida por um grupo de 50 pessoas armadas, que bloqueou o acesso ao local e fez os funcionários reféns. A propriedade pertence à empresa Brasil BioFuels (BBF) e o bloqueio impediu a chegada de alimentos, água e combustível para os trabalhadores, além de impedir a vigilância armada circulando no local.
Segundo informações da decisão judicial expedida pelo Tribunal de Justiça do Pará, os manifestantes estariam construindo uma porteira para fechar o acesso e isolar a sede da fazenda, com o objetivo de colher livremente os frutos pertencentes ao acervo biológico da empresa. Disparos de arma de fogo também foram ouvidos contra a sede da BBF.
Diante da situação, o juiz da Comarca Acará expediu uma decisão judicial, determinando o desbloqueio e, em caso de desobediência, a utilização da força policial. A Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada para dar cumprimento à decisão, juntamente com o oficial de Justiça.
A invasão de propriedades é uma prática ilegal e que pode colocar em risco a vida das pessoas envolvidas. Além disso, a atitude prejudica a produção e a economia da região, afetando não apenas a empresa, mas também os trabalhadores e a população em geral.



