BELÉMDENÚNCIANOTÍCIAS

Fumaça de queimadas atinge Belém e moradores cobram ações do governo do Pará

Forte odor e densa camada de fumaça provocam indignação; estado lidera índices de desmatamento e queimadas no Brasil

Na madrugada deste sábado (30), Belém amanheceu envolta em uma densa camada de fumaça proveniente das queimadas que assolam diversas regiões do Pará. O fenômeno, intensificado desde a noite de sexta-feira, provocou desconforto nos moradores de vários bairros da capital, que usaram as redes sociais para relatar o forte odor e criticar a falta de ações efetivas do governo estadual.

O governador Helder Barbalho (MDB) tem sido alvo de reclamações por não adotar medidas concretas para combater as queimadas e oferecer assistência à população das áreas afetadas. “Espero que agora o governador faça algo efetivo, pois o combate às mudanças climáticas, ao desmatamento e às queimadas exige muito mais que alegorias e belos discursos”, declarou uma internauta indignada.

Especialistas explicam que ventos e condições atmosféricas podem transportar partículas de fumaça de áreas rurais para centros urbanos, agravando problemas respiratórios, sobretudo em grupos mais vulneráveis. O Pará lidera os índices de desmatamento e incêndios florestais no Brasil, e a chegada da fumaça à capital é um alerta para os impactos diretos do desmatamento descontrolado e da falta de fiscalização.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar