DENÚNCIANOTÍCIAS

Folha/SP desmente explicação da SESMA sobre vacinas vencidas

No início deste mês de julho a Folha de São Paulo publicou matéria em que denunciava a aplicação da vacina, AstraZeneca, fora da validade. Ao todo seriam cerca de 26 mil doses aplicadas em 1.532 municípios.

Segundo a matéria, o município de Belém seria a capital que mais teria aplicado vacinas vencidas, um pouco mais de 2.500 doses.

Em entrevista ao Jornal Liberal, o diretor de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Cláudio Salgado negou que houvesse tido vacinação fora do prazo, e explicou que ocorreu apenas o registro da vacinação fora do prazo, procedimento que é feito após as pessoas serem imunizadas com a aplicação da vacina.

Em seguida a Prefeitura emitiu uma nota em que basicamente, nega os números mas perece não estar muito segura de não ter havido aplicação de vacinas fora da validade.

E há motivo para isto. Ora alegar simplesmente que fez o registro fora da data, de maneira nenhuma garante a aplicação da vacina no prazo correto, até porque é o registro dentro da validade que comprova que as vacinas foram aplicadas dentro do prazo.

Se o registro foi feito posteriormente (2 ou 3 meses) como assegurar que nenhuma vacina fora aplicada também fora deste prazo?

Atenta a isto a Folha de São Paulo, além de esclarecer, que isto em nada demonstra a aplicação na dada correta, ainda explicou que para produzir a matéria “se baseou no campo ‘vacina data aplicação’ dos microdados da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do DataSUS para avaliar as doses ministradas com atraso ( e não no campo data da importação mds’ que se refere ao dia em que os dados foram importados no sistema)”.

Se a Folha se baseou na data da aplicação e não do registro, pouco importaria quanto tempo efetivamente a Sesma levou para lançar os dados no sistema Conecte SUS e com isso, voltamos a estaca zero, caindo por terra toda a sua narrativa.

É realmente preocupante!!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar