
Comerciantes que atuavam na Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré, foram retirados por fiscais da Prefeitura de Belém durante uma ação de fiscalização realizada neste domingo (19).
Imagens gravadas por um dos trabalhadores mostram estruturas metálicas, guarda-sóis e produtos religiosos, como terços e fitinhas do Círio de Nazaré, sendo recolhidos. Em um trecho do vídeo, um fiscal aparece tentando fechar um guarda-sol, que acabou rasgando durante a ação.
“Estão fazendo de propósito, quebrando aí. Meu Deus do céu, assim não. Esse é o ganha pão nosso”, diz um dos comerciantes no vídeo.
A Prefeitura de Belém informou, em nota, que os vendedores atuavam de forma irregular no local e que o comércio só é permitido mediante cadastro na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) e pagamento das taxas exigidas.
Nas imagens, também é possível ver fiscais colocando as estruturas com mercadorias em uma van. Alguns itens religiosos aparecem espalhados na rua e na vala ao redor da praça.
Em nota, a gestão municipal afirmou que não permitirá mais a ocupação irregular de espaços públicos. “Não haverá mais tolerância para quem acha que as ruas de Belém podem ser ocupadas de forma desordenada. Os que insistirem na prática ilegal serão retirados e encaminhados para a regularização de sua situação”, diz o comunicado.
A Praça Santuário é um dos principais pontos de concentração de fiéis durante o Círio de Nazaré, evento religioso que movimenta milhares de pessoas em Belém.
Conteúdo relacionado:



