ENTRETENIMENTONOTÍCIASREGIONAL

Festribal está de volta com público nesta quinta-feira, 28, em Juruti

Após um hiato de dois anos, o Festival das Tribos Indígenas de Juruti, ou “Festribal” como é conhecido, está de volta. No Tribódromo da cidade, na região oeste do Pará, com show de cultura, cores e alegria, o Festival das Tribos começa nesta quinta-feira, 28, e segue até domingo, 31. Sob o tema “O Reencontro dos Povos”, o evento está em sua 28ª edição e promete um belo duelo cultural entre as tribos Munduruku e Muirapinima, que se reencontram para valorizar ainda mais a cultura indígena no país.

Além de ser reconhecido como Patrimônio Cultural do Município e do Estado, o “Festribal” traz uma programação diversificada dentro da temática indígena. O evento atinge seu ápice com a disputa entre as tribos Munduruku (vermelha e amarela) e Muirapinima (vermelha e azul), que é feita no Centro Cultural, mais conhecido como Tribódromo. Com um público de em média, cinco mil pessoas por edição, as torcidas completam a festa.

Segundo o representante da Tribo Muirapinima, Daniel Costa, “preparamos um grande espetáculo para o torcedor saudoso, há dois anos sem festival. Será um momento de reencontros com nossa galera e dedicaremos cada momento de nossa apresentação aos nossos torcedores que partiram durante esse triste período. Nossa apresentação tem como tema ‘Liberdade’. Vamos abordar esse tema sob vários prismas, tendo como fundamento os costumes, lendas, rituais e crenças dos povos que originaram o nosso país”, ressaltou.

Edvander Batista, da Tribo Mundurukus, também fez questão de reforçar a importância do discurso de preservação nas apresentações. “A edição de 2022 tem uma simbologia muito grande, será um reencontro de energia, da nossa conexão. Um evento muito forte para Juruti. Nessa atmosfera de reencontro a gente chama atenção das pessoas para a importância dos povos originários herdeiros da terra floresta”, destacou.

Serviço: Festival das Tribos de Juruti 2022, de 28 a 31 de julho, no Centro Cultural de Juruti (Tribódromo). Na quinta-feira, 28, Festa dos Visitantes; na sexta-feira, 29, Apresentação das tribos mirins; no sábado, 30, Apresentação das tribos oficiais; e no domingo, 31, Apuração dos resultados e Festa da Vitória.

Fonte: O Liberal

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar