O tradicional Festival Lambateria não será realizado em 2025. A organização anunciou o cancelamento na noite desta sexta-feira (5), por meio das redes sociais, alegando falta de recursos financeiros, redução de patrocínios e aumento dos custos de estrutura e serviços.
Apesar do cancelamento do festival, a tradicional Lambateria da sexta-feira do Círio será mantida, mas em formato reduzido. “Tínhamos grandes planos para esse ano, mas a falta de patrocínio e os custos elevados inviabilizaram esta edição do nosso Festival, que foi criado para ser um grande palco para os artistas da Amazônia e nos conectar com nossas origens”, destacou a nota.
Criado há mais de uma década, o projeto reforçou que seu objetivo é valorizar a música amazônica. “Para gente, música amazônica nunca foi moda. É nosso propósito. São 11 anos em cartaz na cidade promovendo, valorizando e divulgando a nossa cultura”, ressaltou o comunicado.
Nos comentários da publicação, artistas e internautas lamentaram a ausência do festival neste ano. O cantor Naré criticou a falta de investimento:
“Que triste! O Festival já faz parte da tradição do Círio, um absurdo que no ano em que os olhos estejam voltados para cá não tenham patrocinadores interessados em manter esse legado. Sinto muito gente! E que nos próximos esse cenário seja diferente”, escreveu.
A criadora de conteúdo Tiane Melo, conhecida como Manga Poética, também se pronunciou:
“Receber essa notícia no Dia da Amazônia é muito frustrante. A apropriação da nossa cultura tem sido feita de forma irresponsável e os sujeitos que movimentam essa cena há anos ficam à mercê de verbas, recursos e patrocínios. Isso é uma contradição inaceitável!”, disse em vídeo.



