A comemoração de aniversário de uma estagiária provocou a demissão do secretário municipal de Orçamento Participativo de São Leopoldo (RS), Adriano Maicá, na terça-feira, 14.
Um vídeo que circula entre servidores mostra uma festinha clássica de empresa ou repartição público, com salgadinhos, bolo, refrigerante de dois litros e ‘Parabéns para Você’ com colegas reunidos. Uma situação normal não fosse a pandemia de coronavírus, que só na cidade de São Leopoldo já infectou 1.302 pessoas e matou 34.
Sem máscaras – No vídeo, é possível perceber o secretário Maicá e outra 10 pessoas, sendo nove ao redor da aniversariante e uma que filma o momento do parabéns. Todos estão sem máscara, posicionados em círculo, a maioria próxima uns dos outros, dentro de uma sala de trabalho.
Exoneração – Além de exonerar o secretário, a Prefeitura informou que irá submeter oito servidores a procedimento administrativo disciplinar. A procuradora-geral do município, Angelita Rosa, explicou que nesse caso não há necessidade nem de abertura de sindicância prévia, já que está claro quem eram os envolvidos e o fato ocorrido.
A procuradora explicou que o procedimento vai possibilitar “ampla defesa” aos envolvidos e pode resultar em uma simples advertência aos servidores ou até em demissão. “O problema não é o ato em si, algo normal, mas o momento da comemoração”, detalhou Angelita.
Nota – Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura disse que a decisão pela demissão do secretário foi do prefeito Ary Vanazzi, em função do descumprimento das medidas de isolamento social, de uso da máscara e de distanciamento entre os participantes.
“A medida foi tomada tendo em vista a seriedade do momento de pandemia e a defesa da vida que norteiam as ações do governo, e também a necessidade de observação por toda a população das regras de distanciamento social estabelecidas, especialmente pelos servidores públicos”, diz o texto.
Fonte: GaúchaZH