A FedEx anunciou a abertura de um novo centro de distribuição de 8.500 m², em Belém. A área foi construída para unir duas operações da companhia na cidade, e conta com expansão de área de aproximadamente 3.500 m², comparada aos centros anteriores.
Além disso, a FedEx passa a contar com um pátio de mais de 10.000 m², voltado para apoiar um fluxo maior de carretas que apoiarão o transporte fluvial, característica peculiar da região.
Entre as soluções instaladas, está uma esteira automatizada para otimizar o carregamento e a descarga dos carros que fazem a última milha, que passam a estacionar dentro do armazém alinhados ao equipamento.
“As operações na região Norte são altamente estratégicas para a FedEx no País. A ampliação da infraestrutura com a nova unidade de Belém nos ajudará a sustentar a qualidade do atendimento e das entregas que realizamos”, segundo Guilherme Gatti, vice-presidente de Operações da FedEx.
De acordo com a FedEx, o prédio da filial foi construído especificamente para atender às suas necessidades em termos de espaço, automação e tipo de operação, com o intuito de padronizar as filiais brasileiras tendo como referência as unidades nos Estados Unidos, onde está a sua sede.
Como será a operação
As carretas são movidas em balsas com capacidade para até oitenta veículos. As viagens pelo rio Amazonas, na rota Belém – Manaus, levam sete dias na ida e cinco dias no retorno, e acontecem diariamente de acordo com o horário da maré.
Operação similar é realizada para Macapá e Santarém. Ao chegar aos portos, a carga é encaminhada para os centros de distribuição da empresa, onde são preparadas para mais uma viagem por rio ou estrada.
Para atender as cidades que só possuem acesso fluvial, os pacotes são enviados por barcos para oitenta municípios da região Norte, cobrindo, por exemplo, todo o Estado do Pará. As viagens da capital para o interior do Estado podem durar de dois a oito dias, dependendo da distância.
Há ainda a opção por transporte aéreo entre estas localidades, através dos porões das aeronaves. A principal base da FedEx no Brasil está no aeroporto internacional de Viracopos (VCP), em Campinas.