DENÚNCIA

FAKE NEWS: Eguchi não vai tirar trabalhadores do Ver-o-Peso

Um vídeo de um trecho de uma reportagem da TV Liberal, apresentando as propostas do candidato Eguchi para o turismo, tem circulado pelas redes sociais afirmando que candidato irá tirar trabalhadores do Ver-o – Peso.

O trecho cita a proposta de Eguchi em transformar a avenida Castilho França em um Boulevard Gastronômico. Confira:

Ao contrário do que a legenda diz, sugerindo que o candidato Eguchi vai tirar os trabalhadores a força, no próprio vídeo ele diz que vai propor a mudança junto aos empresários que atuam em outras atividades naqueles casarões da Castilho França. Ou seja, haverá negociação, não violência estatal como adversários estão sugerindo nas redes sociais.

Além disso, no próprio plano de governo de Eguchi, ele fala em Parceria-Público-Privada para construção do Boulevard Gastronômico.

A ideia de construir uma área gastronômica naquela avenida não surgiu de hoje. Havia, ainda no governo Almir Gabriel, um plano de recuperar o entorno da Estação das Docas. Em 2018, o vereador Mauro Freitas apresentou um projeto nesse sentido e ainda chegou a ser discutido em sessão especial na Câmara Municipal de Belém.

Há outra ideia também de integrar, em um grande polo gastronômico do Porto Futuro até o Complexo Feliz Lusitânia, na Cidade Velha.

Até 2016, como iniciativa de ocupar essa área degradada de Belém, era realizado o Boulevarte na Praça dos Estivadores. A ideia era estimular a economia criativa da cidade – incluindo a gastronomia.

INICIATIVA PRIVADA JÁ COMEÇA A CONSTRUIR O INÍCIO DE UM POLO DE GASTRONOMIA

Ainda que os projetos governamentais para estimular um polo de gastronomia na Boulevard Castilho França não tenha saído do papel, a iniciativa privada, com todas as dificuldades, começou a forma um “embrião” ali nesse sentido.

O famosa Point do Açai, que já recebeu visita de Angélica, apareceu no Programa da Fátima Bernardes e foi imortalizado na música da Joelma “Voando pro Pará”, é um dos exemplos bem sucedidos. Ao lado, um prédio que estava tomado pela pichação, foi ocupado por uma loja de produtos regionais. Vizinho do Point do Açaí está a sede do Instituto Arraial do Pavulagem e antes da pandemia, oficinas eram realizadas ali na frente, na rua.

Neste ano inaugurou a Cervejaria Cabôca em um belo casarão azulejado ao lado do SESC Boulevard, espaço importante para a cultura em Belém. E o prédio em ruínas ao lado está sendo reformado para servir como expansão do SESC. Ao lado desse prédio, um outro está sendo reformado para virar um café.

Ainda que haja essa iniciativa, há vários casarões lindos, azulejados que estão subutilizados ou abandonados, como é o caso dos prédios do Jornal O Liberal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar