NOTÍCIANOTÍCIASPará

Fake news: Arquidiocese de Belém desmente vinda do Papa para a COP30

Nota oficial afirma que não há confirmação da presença do Santo Padre no evento; informações falsas circulam em redes e canais sem vínculo com a Igreja

Com a aproximação da COP30, que será realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano, também aumentam os boatos sobre quais autoridades estarão presentes no evento climático. Nesta sexta-feira (1º), a Arquidiocese de Belém desmentiu uma dessas especulações: a suposta confirmação da vinda do Papa Leão XIV para a conferência.

A informação circulava em redes sociais e canais informais, sem vínculo com a Igreja, o Estado ou o Governo Federal. Em nota, a Arquidiocese classificou como “fake news” a divulgação da presença do Santo Padre, reforçando que até o momento, o Papa não confirmou sua participação na COP30.

“É lamentável que, mais uma vez, informações sem a devida apuração sejam disseminadas, desconsiderando princípios básicos do jornalismo e propagando conteúdo que não condiz com a realidade”, afirmou a Arquidiocese, por meio de sua Assessoria de Comunicação.

Segundo a nota, a Arquidiocese de Belém, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Governo do Estado do Pará e o Governo Federal já formalizaram o convite ao Papa e aguardam sua resposta. Caso haja confirmação oficial, ela será divulgada exclusivamente pelos canais oficiais da Igreja Católica, especialmente pelo Vaticano.

A Arquidiocese também informou que coordena, junto com a CNBB e a Nunciatura Apostólica no Brasil, a comissão responsável pela participação oficial da Santa Sé na COP30. Isso inclui a definição de representantes, eventos paralelos e toda a logística de hospedagem.

Por fim, a entidade reforçou o apelo para que a população e a imprensa colaborem com o combate à desinformação: “Solicitamos a todos que verifiquem a veracidade das notícias e recorram sempre aos canais oficiais.”

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar