As exportações paraenses começaram o ano com o pé no desacelerador. No primeiro bimestre deste ano, o Pará exportou 2,727 bilhões de dólares, bem menos que os 4,077 bilhões de dólares do mesmo período do ano passado. Isso representa uma queda de 33,1%.
O que levou esse desempenho tão ruim no comércio exterior paraense neste início de ano? A explicação está nas minas de Carajás, pois o minério de ferro é o principal produto exportado pelo Pará. Em Parauapebas, a movimentação financeira de transações minerais despencou 44,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Já em Canaã dos Carajás, a queda foi de 57,8%.
Devido ao desempenho pífio no primeiro bimestre, o Pará acabou ultrapassado pelos estados de Mato Grosso e Rio Grande do Sul, referências na agroexportação, e está a apenas 20 milhões de dólares de sucumbir ao Paraná. As exportações do Pará já eram historicamente inferiores às de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas chegaram a ameaçar estes dois últimos em diversos momentos do ano passado.



