NOTÍCIASPará

Exércitos dos EUA e Brasil realizarão exercícios conjuntos no Pará e Amapá

Foi anunciado que os exércitos dos Estados Unidos e do Brasil participarão de exercícios conjuntos em uma colaboração militar que se estenderá por quase um mês. A autorização para esses treinamentos foi publicada através do decreto 11.737/2023, no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (19/10).

As forças norte-americanas ingressarão no Brasil a partir de 24 de outubro e permanecerão no território nacional até 20 de novembro.

O treinamento militar ocorrerá em várias cidades dos estados do Pará e do Amapá, incluindo Belém (PA), Ferreira Gomes (AP), Macapá (AP) e Oiapoque (AP), localizadas na região norte do Amapá.

A participação de 294 militares dos Estados Unidos nestes exercícios em conjunto com o Exército Brasileiro acontece pela primeira vez na Amazônia Oriental, como confirmado pelas autoridades brasileiras.

Os exercícios fazem parte do chamado Core 23, que significa “Operação Combinada e Exercícios de Rotação” em inglês. Esta série de treinamentos tem como objetivo enfrentar desafios que envolvem a troca de conhecimentos, técnicas e procedimentos de defesa entre os dois países.

Essa parceria militar é resultado do Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa, celebrado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, e promulgado em 2015, durante o mandato da presidente Dilma Roussef. O decreto 11.737 foi assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Defesa, José Múcio, solidificando esse importante compromisso entre as nações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar