Quando se entra em período eleitoral e vultosas quantias do fundo partidário são direcionadas às agremiações políticas, isso dá início às campanhas de marketing milionárias. Nesse cenário, surgem jingles, teasers, media trainings criativos pensados pelos mais renomados profissionais das grandes agências do ramo.
No entanto, antes desse dinheiro todo cair nos bolsos dos marqueteiros, a verdade é que, na prática, pouco ou quase nada se faz. Tampouco se investe em marketing político. No entanto, mesmo esses “Jobs” mais simples, não escapam às críticas.
Em situações como essas, é comum que, tanto quanto em outros casos, quando ocorrem lapsos criativos ou erros estratégicos, as grandes agências culpem seus estagiários pelas falhas, isentando os “gurus da comunicação”.
Pós bem, esta seria uma grande oportunidade para os marqueteiros do PL usarem como explicação.
Bola Fora:
Ocorre que um evento realizado na última sexta-feira (25) em Parauapebas, promovido pelo PL Mulher, intitulado ‘Grande Evento do PL Mulher Parauapebas’, teve como layout do cartaz apenas imagens de parlamentares homens do partido.
Entre os políticos que apareciam estampados no outdoor, estavam os deputados federais Gustavo Gayer, Nikolas Ferreira, Éder Mauro, Delegado Caveira e Joaquim Passarinho, além dos deputados estaduais Delegado Toni Cunha e Rogério Barra, ambos do Pará.
Alguém conta para o marqueteiro ou eu conto?
Participação Feminina em campanhas políticas:
A busca por uma maior representatividade feminina na política não é uma novidade. A Lei nº 9.504/1997, que estabeleceu um percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas entre os candidatos, é a maior evidência disso, embora esteja longe de ser cumprida, como evidenciam os numerosos casos de fraudes e candidaturas laranja.
Apesar de todas as dificuldades, tivemos recentemente uma presidente mulher, e pelo menos outras duas mulheres concorreram à presidência no último pleito. Isso não é pouco, embora, certamente ainda haja espaço para melhorias.
1º Encontro das Republicanas da Região Norte:
Curiosamente o “vacilo” ocorreu no mesmo dia, sexta-feira (25), em que a ex-ministra Damares Alves lançou a campanha “Mulher, tome partido” no norte do país, durante um evento realizado no Hotel Grand Mercure em Belém, organizado pelo Republicanos. Além da senadora eleita pelo DF, o evento contou com a participação da secretária estadual do Mulheres Republicanas no Pará e anfitriã do evento, Leny Silva.
“Mirem-se no exemplo daquelas mulheres” republicanas…..ou pelo menos em seus marqueteiros!