AnanindeuaEDUCAÇÃONOTÍCIASParáREGIONAL

Estudante de Ananindeua conquista vaga no ITA após seis tentativas: “Quando é pra ser, tudo acontece a favor”

Rickelme Santiago, de 22 anos, celebra aprovação em um dos vestibulares mais difíceis do Brasil e compartilha trajetória de superação

O paraense Rickelme Santiago, de 22 anos, alcançou um feito notável ao ser aprovado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerado um dos vestibulares mais desafiadores do Brasil. Natural de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, Rickelme garantiu a 94ª colocação entre os 180 aprovados, em um processo seletivo que contou com quase 10 mil candidatos.

Após seis anos de tentativas, a aprovação veio como uma surpresa. “Eu tinha uma expectativa de quanto poderia tirar, mas me surpreendi porque nem nas melhores estimativas da minha nota eu ficava com uma média como a que alcancei”, contou o jovem.

Refletindo sobre sua jornada, Rickelme destacou o aprendizado adquirido ao longo dos anos. “Meu eu de seis anos atrás não imaginava o quanto cresceria nesse processo, o quanto ressignificaria o que era o ITA para mim, virando um sonho leve de ser vivido”.

O estudante credita sua conquista ao apoio incondicional de familiares e amigos. “Minha família foi fundamental, não só pelo investimento financeiro, mas pelo suporte emocional. Quando eu chorava, eles estavam lá para me abraçar e acreditar em mim, muitas vezes mais do que eu mesmo. Essa vitória é deles também”.

Rickelme vai cursar Engenharia Aeroespacial, um sonho que se tornou realidade graças à sua determinação e às pessoas que o cercaram. “Com meus amigos do coração, tive uma conexão incrível durante a minha jornada. Sonhar junto com eles tornou tudo muito mais especial”.

O paraense encerra sua reflexão com um mantra que o acompanhou ao longo do ano: “Quando é pra ser, tudo acontece a favor, e aquilo que é pra ser seu dá um jeito de chegar até você”.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar