Conheça os monumentos das cidades paraenses
Com certeza estátuas e monumentos são partes importantes da composição urbana das cidades. Alguns ganham dimensões tão grande em importância, que se tornam ícones e conquistam um espaço quase indissociável das cidades onde estão localizados. Quem imagina o Rio de Janeiro sem o Cristo Redentor? Nova York sem a estátua da Liberdade? Ou Paris sem sua Torre Eiffel?
Mas eles não estão presentes apenas nos centros urbanos de alcance planetários. No Pará, por exemplo, há vários monumentos que revelam a identidade local, seja na religiosidade, na economia ou em um produto icônico que se tornou parte da cultura local.
Pensando nisso, separamos alguns monumentos e estátuas icônicos, localizados pelo estado do Pará. Aproveitando que estamos em um momento de férias, que tal tirar uma selfie ao passar por esses locais?
Copo da CERPA no Entroncamento – Belém
Quem nunca passou pelo Entroncamento e ficava observando o copo da Cerpa enchendo e secando repetidamente no alto de um edifício? O copo ainda continua lá, mas hoje está apagado e sem funcionar. Apesar disso, não deixa de ser parte do cenário de entrada a Belém.

Menino Jesus – Marituba
Este é mais um monumento icônico da Região Metropolitana de Belém. Quem vai em direção ao interior do estado, não deixa de notar o menino Jesus com fartas bochechas e braços abertos abençoando que sai e chega à Belém.

Caranguejo – Salvaterra
A princesinha do Marajó não é só terra do búfalo e do carimbó. Salvaterra tem grandes áreas de manguezais e o caranguejo faz parte da culinária local. Devido a sua importância econômica e cultural, recentemente a prefeitura inaugurou um grande caranguejo, novinho em folha para tirar aquela selfie legal para quem visitar a cidade.

Abacaxi – Floresta do Araguaia
Vamos sair um pouco das imediações da capital.Vamos para o Sul do Pará, mais especificamente para a cidade de Floresta do Araguaia. Na praça central da cidade se encontra um grande abacaxi. Mas ele não está ali à toa, o município é o maior produtor nacional do fruto. Nada mais justo fazer essa homenagem para o fruto que faz girar a economia local, né?

Cacau – Medicilândia
Dessa vez vamos dá uma voltinha em Medicilândia, na região da Transamazônica. O município é conhecido como a capital nacional do cacau, pois é o maior produtor nacional da fruta. Com amêndoas premiadas no exterior e sede da primeira cooperativa de beneficiamento de chocolate do Pará, Medicilândia resolveu homenagear sua principal fonte de riquezas.

Cristo Redentor – Castanhal
Não poderíamos deixar de finalizar esse viagem com o icônico Cristo Redentor de Castanhal. Com as devidas proporções, a estátua localizada na praça da entrada da cidade, é primeira imagem da cidade modelo que vem a cabeça tal como o Cristo é para o Rio de Janeiro.




