Estado entrega carga com 1.800 m³ de oxigênio para Santarém

Nas primeiras horas desta terça-feira, 26, chegou ao Aeroporto Internacional de Santarém, Maestro Wilson Fonseca, um total de 200 cilindros com 10 metros cúbicos (m³) de oxigênio medicinal comprimido em cada unidade. O carregamento foi a entrega da primeira parte de uma encomenda de 500 cilindros feita pelo Governo do Pará para abastecer as unidades de saúde de toda região Oeste do Estado.
O restante do pedido será entregue até a próxima sexta-feira, 29. A operação logística realizada no Aeroporto de Santarém contou com um efetivo de aproximadamente 20 homens, entre militares do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM), Polícia Militar (PMPA), Exército Brasileiro e funcionários da Infraero. O desembarque e transporte até o depósito para distribuição durou cerca de duas horas. Após catalogado e periciado, os cilindros de oxigênio serão distribuídos para os municípios da região.
O secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, informou que a distribuição será realizadas em três lanchas fornecidas pela mineradora Alcoa Juruti, com as entregas sendo realizadas ainda nesta terça-feira, 26. “É um papel fundamental do Governo do Pará que, neste momento, está ajudando os municípios a completarem o estoque e garantirem que não falte oxigênio”, afirmou.
Reforço – Na última terça-feira, 19, o Governo do Estado encaminhou caminhões contendo um total de 159 cilindros de oxigênio para Santarém. Os cilindros foram distribuídos para as cidades de Oriximiná (79), Terra Santa (30), Faro (20) e Juruti (30), em caráter preventivo.
Atualmente, o Pará possui uma capacidade de produção de oxigênio superior a 58 mil m³ diários, o que atende a totalidade das demandas das 144 cidades.
Fonte: Agência Pará



