Em cobertura da Cúpula da Amazônia, realizada em Belém e que reúne países da OTCA para discutir questões ambientais, um comentário do jornalista William Waack chamou a atenção internautas paraenses.
Durante o programa, um link ao vivo com o repórter Caio Junqueira, presente em Belém para cobrir o evento, gerou o seguinte comentário: : “Nosso Caio Junqueira, nosso homem na floresta. Quer dizer, nas ruas de Belém, né?”, disse.
No decorrer da transmissão, o jornalista chamou novamente o link ao vivo, dessa vez comentando: “Tem um cara que tá nos chamando lá de Belém, e eu não quero deixar ele parado lá no meio do mato”. A ex-ministra Izabela Teixeira respondeu prontamente, corrigindo: “Ele não tá no meio do mato. Ele tá no meio da cidade. Entendeu? Agradabilíssima”. O jornalista então explicou, tentando contextualizar o comentário: “A gente se zoa muito aqui”.
No entanto, as declarações de Waack não passaram despercebidas nas redes sociais. Alguns internautas utilizaram o Twitter para expressar preocupações, avaliando as falas como possíveis manifestações de “xenofobia”, a aversão e preconceito contra pessoas estrangeiras ou de culturas diferentes.
Vale ressaltar que William Waack já havia enfrentado polêmicas anteriormente, tendo sido demitido da TV Globo por comentários considerados racistas.