
Parece piada mas não é! A Lei Rouanet está financiando até espetáculo da Disney.
Desde que Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência já foram aprovados 595 projetos culturais que irão receber da Lei Rouanet, ao todo, R$ 608 milhões. Alguns, convenhamos, bastante polêmicos.
Um deles foi o caso da atriz Claudia Raia que recebeu dos cofres públicos a gorda quantia de R$ 5 milhões.Além da atriz e da Disney, a lei de incentivo também está patrocinando a banda internacional Green Day.
E por falar em Disney, coincidentemente ou não, a empresa tem amargado uma queda econômica enorme nos últimos meses. De acordo com informações da Variety, atualmente ela se encontra na tentativa desesperada de reduzir ao máximo seus custos. Tal objetivo tem como meio as demissões em massa, o congelamento de contratações e a implementação de limites para viagens relacionadas à companhia.
Falida ou não, o certo é que a empresa tem assumido, cada vez mais nos últimos anos, uma agenda claramente progressista que vai bem mais além do que os conteúdos produzidos para o cinema e teatro.
Em 2022, a Disney chegou a se posicionar oficialmente contra lei na Flórida que proibia as escolas de tratar sobre “orientação sexual ou identidade de gênero”.
Abigail Disney, sobrinha-neta de Walt Disney, através do Twitter, disse:
“Os tempos de neutralidade acabaram há muito tempo. Para que serve a Disney? É para fingir o que é a América, ou é para definir uma visão para um mundo em que fantasia, amor, bondade, decência e lealdade são valores fundamentais”.
Lembremos que, mesmo financiados pela Rouanet, os ingressos para assistir aos espetáculos continuam sendo cobrados.



