O escritor afrofuturista e ativista paulista Ale Santos, atualmente em estadia em Belém, ficou chocado com uma prática comum na região Norte: servir refrigerante em saco plástico e beber com canudinho. Na noite da última quarta-feira (12), Ale compartilhou sua experiência nos Stories do Instagram, expressando sua incredulidade e perguntando aos seguidores se eles também já haviam “tomado refrigerante assim”
Segundo o relato de Ale, ele e outras pessoas foram até uma padaria comprar pão e refrigerante KS, que são vendidos em garrafas de vidro. Foi nesse momento que o escritor se deparou com a prática incomum. Em um vídeo subsequente, Ale publicou imagens de uma senhora servindo o refrigerante em um saco plástico e, em seguida, bebendo com um canudinho.
Para Ale, essa foi uma das coisas mais bizarras que ele experimentou em sua viagem a Belém. Ele afirmou ter ficado com “cara de babaca” durante todo o processo. O relato do escritor foi compartilhado também no Twitter, onde seus seguidores de Belém se solidarizaram com a estranheza de Ale e até mesmo sugeriram que ele experimentasse o refrigerante Baré, típico da região.

Essa é uma demonstração clara de como a diversidade cultural em nosso país pode surpreender e, ao mesmo tempo, ser um desafio para aqueles que não estão acostumados com as tradições regionais. No entanto, é importante destacar que essa troca cultural é fundamental para ampliarmos nosso conhecimento e respeitarmos as diferenças que nos tornam únicos.



