Moradores dos bairros Marco e Curió-Utinga, em Belém, denunciaram a instalação de postes de grande porte no canteiro central da avenida João Paulo II. As estruturas, que seriam destinadas à rede de alta tensão em área urbana, foram posicionadas no meio da faixa utilizada diariamente por pedestres, corredores e ciclistas.
Além do impacto visual, com o aumento da fiação aérea e a presença de estruturas consideradas desproporcionais para o local, os novos postes têm prejudicado atividades como caminhadas e corridas, comuns entre os moradores que utilizam o canteiro como espaço de lazer.
A instalação também levantou questionamentos sobre a falta de critérios de planejamento urbano e acessibilidade. “É um absurdo ver a cidade com discurso de ‘choque de ordem’ para ficar mais limpa e organizada e, ao mesmo tempo, autorizar estruturas como essas em pleno canteiro central”, criticou um morador.
As imagens dos postes se espalharam pelas redes sociais e geraram indignação entre os belenenses, que cobram explicações da concessionária Equatorial e da Prefeitura de Belém. Até o momento, nem a empresa nem o município se manifestaram sobre a instalação e seus impactos.
VEJA FOTOS:
Fotos: Curió News





