BELÉMNOTÍCIANOTÍCIAS

Empresa de gestão de resíduos sólidos identifica 240 pontos críticos de descarte irregular em Belém

Em um mês de atuação, completado nesta quarta-feira (15), a empresa responsável pela gestão de resíduos sólidos de Belém identificou 240 pontos críticos de descarte irregular de entulhos. Durante este período, foram removidas cerca de 60 mil toneladas de resíduos, conforme informou a Ciclus Amazônia. A operação contou com o apoio de 200 maquinários e duas bases operacionais localizadas na travessa Vileta e na rua Jardim Providência.

Os pontos críticos mapeados incluem áreas como o Canal do Tucunduba, Avenida Bernardo Sayão, Travessa Quintino Bocaiúva, Canal da Pariquis, distrito de Icoaraci, Rodovia Arthur Bernardes, entre outros. Uma ação destacada ocorreu no Canal São Joaquim, onde foram retiradas cem toneladas de materiais das margens, incluindo móveis de madeira, colchões, restos de eletrodomésticos, entulhos de obras e galhos de árvores.

Luiz Gomes, CEO da Ciclus Amazônia, avaliou positivamente o início das operações na capital paraense. “Trabalhamos com um contingente maior que o previsto e, neste momento, é fundamental a colaboração de todos para que não acumulem lixo e entulho nas vias públicas”, afirmou.

Além da coleta de resíduos, a empresa é responsável por serviços de varrição, capinagem, raspagem e roçagem, conforme o contrato firmado com a Prefeitura de Belém. A operação inicial também incluiu coletas em conjuntos habitacionais com elevado contingente populacional, onde foi constatado grande acúmulo de lixo, incluindo locais como Jardim Sevilha, Xingu, Kalliwach, Ariri Bolonha, Carneirinho, entre outros.

Implantação de Ecopontos

Como próxima etapa, a empresa prevê a implantação de ecopontos, novas lixeiras e contêineres semienterrados para recepção de resíduos. Embora o prazo para essa implementação ainda não tenha sido divulgado, está previsto a instalação de ecopontos no bairro da Pedreira e no Canal do Tucunduba, além da restauração dos ecopontos existentes no Canal São Joaquim e na Avenida Bernardo Sayão.

A empresa também planeja implantar pontos de entrega voluntária em locais de grande movimentação de pessoas, como as praças da República e Batista Campos, e o Portal da Amazônia. Os resíduos recicláveis coletados serão encaminhados às cooperativas de catadores cadastradas pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) para atuar no sistema de gestão de resíduos de Belém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar