O professor Emmanuel Zagury Tourinho foi reconduzido ao cargo de reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA). A decisão, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi publicada em edição do Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira, 13.
A situação de excepcionalidade foi necessária após o ex-reitor Emanuel Tourinho e seu vice, Gilmar Pereira, terem deixado os cargos no dia 22 de setembro e no dia 10 de outubro.
O professor e doutor Tadeu Oliver, decano – membro mais antigo em atividade – do Conselho Universitário da UFPA (Consun), havia assumido interinamente a gestão da UFPA até que o Governo Federal nomeasse um dos integrantes da lista tríplice das eleições para a reitoria.
A lista foi aprovada ainda em junho pelo Consun, para o mandato do quadriênio 2020-2024. Emmanuel Tourinho e Gilmar Pereira foram reeleitos, encabeçando a lista.
Na terça-feira, 13, pela manhã, houve mais um ato em defesa da nomeação de Tourinho. Antes dessa manifestação, outro ato de repúdio e uma carreata pelas ruas de Belém, além de uma intensa campanha pelas redes sociais, cobravam a nomeação de Tourinho como reitor eleito da UFPA.
Fonte: O Liberal