Em junho, Alter do Chão recebe o Festival dos Rios que celebra a cultura amazônica
Alter do Chão (PA) – Depois de anunciar Dona Onete, estrela maior da música paraense; David Assayag, levantador de toadas do Boi Garantido do Festival de Parintins; e o Amazon Beach e seu brega pop dançante, o Festival dos Rios lançou a programação multicultural da edição 2022 nesta segunda-feira, 9. O evento é patrocinado pela Natura e será feito de forma presencial de 9 a 12 de junho, no distrito de Alter do Chão, em Santarém, região oeste do Pará
Programação – Na programação terá ainda muita música, feira com diversos produtos de bioeconomia da região e um fórum de debates que vai discutir o papel da cultura ribeirinha como fortalecimento do território. O tema deste ano é “Salve o nosso Tapajós”, rio que banha Santarém e está ameaçado pela atividade garimpeira e pelo desmatamento.
A abertura do evento, no dia 9 de junho (quinta-feira), será na tradicional Quinta do Mestre e a Sereia, no Centro de Referência do Carimbó de Alter do Chão, na orla da vila, com a apresentação de As Karuanas e do Coletivo de Mestres de Carimbó.
Na sexta-feira, 10, durante o dia, a Toca do Tatu recebe o Regatão Cultural, uma programação multicultural com feira de produtos da sociobiodiversidade, como óleos, artesanatos, pimentas, farinha, tapioca, etc. Na Roda de Saberes: “Crise climática e cultura: impactos na floresta”, jovens debatem sobre como as manifestações culturais populares da Amazônia dialogam com a crise climática. Haverá ainda uma Oficina de dança de Carimbó com Gilvana Borari. E à noite, Vivência cultural: “Histórias de Encantari”,a com Juci Borari e Luciene Sardinha, destacando a relação de proteção e respeito aos Encantados que habitam os rios, igarapés e lagos no território de Alter do Chão. A partir de 21h, no Lanche da dona Glória, o Chorinho Amigos do Zé faz o aquecimento e no Espaço Alter, três nomes regionais animam o público na sequência: o cantor e compositor Rawi, a banda El Puxirum e a DJ Pedrita.
No sábado, 11, a programação retorna à Toca do Tatu com o Regatão Cultural na Roda de Saberes: Mulheres pelo Tapajós: entre o rio e a floresta. No almoço, a celebração da cultura alimentar com uma Piracema no restaurante Tribal. Ainda terá uma Vivência com Mestre Chico Malta (carimbóterapia para o público infantil) e no Galpão dos Botos, a partir das 20h, o show se inicia com um Manifesto pelo Rio Tapajós, seguido da apresentação das Suraras do Tapajós. Na sequência os artistas convidados: David Assayag, Dona Onete e Amazon Beach, com a participação especial de Priscila Castro. E na madrugada, DJ Zek Picoteiro não deixará ninguém parado!
No domingo, 12, encerrando o final de semana de Festival dos Rios, a Toca do Tatu recebe o Regatão Cultural durante o dia e partir das 18h se transforma no palco dos shows do grupo Espanta Cão e do cantor Dan Selassie, com a participação de Marcos Tapajós.
A programação é gratuita, somente no dia 11 de junho terá ingressos que estão à venda na plataforma www.sympla.com.br/festivaldosrios e nos pontos físicos Chilli Beans, Salvador Sport, Sim Sim Brechó, Mini Center Mingote, Bar da Beth e TY Comedoria & Bar.
Celebração – O festival todo é uma grande celebração. “O rio Tapajós é de extrema importância para milhares de ribeirinhos, que dele tiram seu sustento e seu modo de vida. Queremos passar o recado que salvar o Tapajós é garantir não apenas a sobrevivência, mas o bem-viver de diversas comunidades que convivem em harmonia desde sempre com o rio”, diz Marlena Soares, idealizadora do Festival dos Rios.
O Festival dos Rios tem patrocínio da Natura, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear). Há mais de 20 anos a Natura mantém um compromisso com a Amazônia, desenvolvendo negócios e produtos que promovam a economia da floresta em pé, além de fomentar iniciativas de valorização da cultura, da ciência e do conhecimento que integra pessoas, florestas e cidades de forma sustentável.
“Há mais de 20 anos a Natura promove ações de impacto positivo na região, que promovem inclusão, valorização da diversidade e sustentabilidade. Esse projeto renova nosso compromisso com a Amazônia e é um marco simbólico do quanto consideramos a amplificação da sua cultura como fundamental para o futuro do planeta”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
Sobre a Natura – Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura & Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop.
A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018.
Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias.
Por: Fábio Barbosa (portal Santarém)