Em apenas um dia, Edmilson cogita concorrer e não concorrer à reeleição; Assistam aos vídeos
Em entrevista após a Cúpula, afirma que não sabe se concorrerá. Nas redes sociais, diz que tem apoio de Helder e Lula.
Durante da Cúpula da Amazônia nesta terça-feira (8) O secretário-executivo do clima da Organização das Nações Unidas, Simon Stiell, disse que Belém (PA) precisa superar muitos desafios relacionados à infraestrutura para poder receber a Conferência de Clima (COP), em novembro de 2025.
De fato, precisa, e a tarefa pela frente é desafiadora, talvez até mais complexa do que possa imaginar Stiel, pois não se resume à infraestrutura. A gestão desastrosa do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, apenas tem agravado ainda mais essa situação.
A evidência clara desses problemas foi o considerável acúmulo de lixo espalhado pela cidade durante o evento, sendo esta apenas uma dentre várias questões que a gestão atual tem negligenciado na cidade.
Não à toa, a deprovação do prefeito atingiu níveis excepcionalmente elevados, comparáveis aos mais desfavoráveis já registrados para um líder político. Talvez semelhantes aos da ex-governadora Ana Júlia no ano de 2011, ao final de seu primeiro mandato.
Uma pesquisa conduzida pela Quaest revelou que 82% dos entrevistados estão convencidos de que Edmilson Rodrigues não deveria buscar a reeleição.
É de se esperar que, ciente desses índices, o prefeito de Belém, durante uma entrevista, tenha expressado tamanha incerteza sobre sua participação na corrida à reeleição em 2024 e logo em seguida, possivelmente pressionado por sua base de apoio, tenha praticamente confirmado sua intenção de concorrer novamente.
Coletiva de imprensa:
Durante a coletiva de imprensa que sucedeu a Cúpula da Amazônia, o prefeito Edmilson foi questionado a respeito de seus níveis de impopularidade e sobre sua perspectiva de continuar no cargo até a COP30, em 2025. Novamente, o prefeito exibiu sua habitual instabilidade e desequilíbrio quando confrontado.
“Eu não estou preocupado com isso. Eu sou prefeito até dezembro de 2024 e até 31 de dezembro de 2024, eu estarei preparando Belém para a melhor COP do mundo. Essa é minha obrigação como prefeito. Não sei nem se sou candidato a reeleição”. Disse o prefeito tentando demonstrar um protagonismo que não possui.
Redes Sociais:
Após admitir sua incerteza e insegurança em relação à reeleição, Edmilson Rodrigues volta atrás e busca tranquilizar seus reduzidos apoiadores quanto às eleições de 2024. “Pode ser que tenha dado a entender que não seria candidato”, mencionou o prefeito, procurando transmitir tranquilidade e confiança.
Em seguida, seguindo um padrão recorrente, procura atribuir suas falhas aos governos anteriores, inclusive ao ex-presidente Bolsonaro. ““ (….) hoje, depois de 16 anos de abandono e 4 anos de um presidente odioso contra nossa Belém (….)”.
Por fim, tenta associar-se à popularidade do governador Helder Barbalho e do presidente Lula. ” Eu tenho apoio do Lula, o presidente mais popular do mundo. Eu tenho parcerias com o governo do estado.”
Será mesmo?!!!!!
Leia Também: Repórter deixa Edmilson de saia justa no vídeo que se tornou viral; assista!
Leia Também: 82% rejeitam Edmilson Rodrigues
Veja os vídeos: