NACIONALNOTÍCIASPOLÍTICA

Elon Musk volta a chamar Moraes de “ditador” e diz que ministro tem Lula “na coleira”

O magnata Elon Musk, fundador de empresas como X, SpaceX e Tesla (TSLA34), voltou a utilizar sua conta oficial no antigo Twitter para atacar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Desta vez, suas críticas se estenderam também ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em mensagens postadas na noite de segunda-feira (8), após já ter criticado Moraes duramente no fim de semana, Musk elevou o tom ao chamar novamente Moraes de “ditador”.

“Como Alexandre de Moraes se tornou o ditador do Brasil? Ele tem Lula na ‘coleira'”, escreveu o empresário, insinuando uma suposta aliança entre o ministro do STF e o presidente da República.

Em seguida, Musk relacionou a vitória de Lula nas eleições de 2022 a um suposto favorecimento por parte de Moraes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Como Alexandre tirou Lula da prisão e colocou o dedo na balança para eleger Lula, Lula obviamente não tomará nenhuma atitude contra ele. A próxima eleição será fundamental”, afirmou Musk.

Moraes assumiu a presidência do TSE em agosto de 2022, apenas dois meses antes da eleição presidencial daquele ano, e permanece no cargo até hoje. O ministro liderou o órgão durante o último processo eleitoral, cuja integridade foi frequentemente questionada por Bolsonaro e seus aliados, apesar da falta de provas de fraude.

Além disso, Moraes é o relator, no STF, do inquérito que investiga a disseminação de fake news nas redes sociais e supostos ataques contra a democracia. Sua decisão de suspender e excluir diversas contas no X tem sido criticada por Musk e rotulada por aliados de Bolsonaro como “censura prévia”.

Na segunda-feira (8), o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, emitiu uma nota em apoio a Moraes, destacando que todas as empresas que atuam no Brasil estão sujeitas às leis nacionais.

Por outro lado, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a regulamentação das redes sociais é inevitável e defendeu a construção de marcos legislativos inteligentes e eficientes para disciplinar o uso das redes sociais no país.

O embate entre Musk e Moraes começou no sábado (6), quando o empresário criticou o ministro e ameaçou fechar o escritório do X no Brasil. Moraes, por sua vez, incluiu Musk no inquérito das milícias digitais, que investiga a atuação de grupos antidemocráticos nas redes sociais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar