Eleições SINJOR: chapa é acusada de coagir servidores sindicalizados
As eleições do Sindicato dos Jornalistas do Pará (SINJOR) estão ocorrendo hoje, dia 20, e desde o início até o último dia têm sido marcadas por polêmica e uma disputa acirrada.
A chapa 02, ‘Sempre na Luta’, que comanda o sindicato há mais de doze anos, está sendo acusada de, no dia da votação, coagir jornalistas sindicalizados que são servidores da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado a votarem a seu favor.
No mês anterior, a tesoureira da chapa foi acusada de atrasar o envio de boletos de pagamento, dificultando que os afiliados quitassem suas mensalidades atrasadas antes do prazo final, que se encerrou no dia 05.
12 anos no poder:
Após 12 anos no comando, a chapa “Sempre na Luta” enfrenta acusações de negligência em relação aos afiliados, falta de transparência na gestão dos recursos e ineficácia administrativa. Durante esse período, o sindicato perdeu sua sede própria, sendo forçado a alugar um espaço inadequado para as necessidades dos afiliados. Por exemplo, a ausência de um auditório e de salas espaçosas para reuniões e palestras é notória.
Além disso, a última data-base realizada remonta a 2017, tornando mais complexo o processo de reivindicação por aumentos salariais na categoria, uma vez que a falta de um parâmetro objetivo dificulta a atualização adequada dos salários.