DENÚNCIANOTÍCIAS

Edmilson Rodrigues pode acabar com escola cívico-militar em Icoaraci

A Escola Cívico-Militar Liceu Martins Cardoso, localizada no distrito de Icoaraci, em Belém, pode estar com os dias contatos. Moradores do distrito estão receosos quanto a continuidade do modelo de ensino na escola, feito em parceria com o governo federal.

No último dia 03 de dezembro, durante a sessão itinerante da Câmera Municipal de Belém em Icoaraci, moradores denunciaram o fim do convênio entre a prefeitura de Belém e governo federal,o que fará com que o Liceu Martins Cardoso volte ao ensino tradicional.

“Vejo que este tipo de escola traz resultados positivos, com mais interesse, mais desenvolvimento. E além da escola em si tem que ter projetos voltados para outros tipos de ensino, capacitação. Precisamos de educação, segurança, saúde. Tem que ir para o centro para resolver muita coisa ainda, pois conseguir uma consulta aqui é muita dificuldade, por exemplo. Se o governo se preocupar em educar nossos filhos, vamos ter um futuro muito melhor. Não pode se distrair deste objetivo. Estudo é tudo na vida”, denunciou o mecânico de refrigeração Flávio Santos.

O assunto reverberou juntos aos vereadores de Belém, que deverão tomar iniciativa para permitir a continuidade do convênio. Diante disso, foi anunciado na Sessão que a maioria dos vereadores presentes apoiam- e assinaram – um requerimento que pede ao Executivo Municipal a criação da primeira Escola Cívico-Militar no distrito de Icoaraci, o Projeto de Lei aprovado na gestão do ex-prefeito Zenaldo Coutinho e que poderá ser extinto na atual gestão.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação, afirmou que o Liceu Escola “Mestre Raimundo Cardoso” atualmente tem uma parceria com o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), firmada na gestão anterior e é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa.

“Após quase dois anos de atuação na escola, a Prefeitura de Belém fará uma escuta da comunidade escolar para verificar a continuidade no programa, visto que a vigência do projeto é de 2 anos”, diz.

Escola Cívico-Militar – O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. O modelo a ser implementado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.

Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar