A educação sempre estará em primeiro lugar. Uma tem uma gestão democrática, com os alunos a partir de 8 anos realizando assembleias para levar suas demandas à direção; a outra tem como alvo a alfabetização das mães dos alunos.
Por conta desses projetos a Escola Municipal de Educação Básica Professora Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul), e a Escola Municipal Evandro Ferreira dos Santos, em Cabrobó (Pernambuco), estão concorrendo a um título de melhores escolas do mundo.
As duas escolas brasileiras, uma da região nordeste e a outra, da região sul, estão entre 15 finalistas do prêmio World’s Best School, cuja comissão julgadora é formada por especialistas em educação mundialmente conhecidos, como o ex-ministro português Nuno Crato, a pesquisadora inglesa da Universidade de Oxford Fiona Gatty e a brasileira Claudia Costin.
As duas unidades são coordenadas por educadoras que fazem parte da Associação Conectando Saberes. A associação é uma rede de apoio sem fins lucrativos que conecta professores brasileiros para debaterem, trocarem ideias e se ajudarem.



