Dois dos 15 municípios mais violentos do Brasil estão no Pará
Um ranking divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revelou os 15 municípios com os maiores índices de violência no Brasil. Dentre as 15 cidades, duas estão localizadas no Pará. Os dados serão utilizados para orientar o Ministério da Justiça e da Segurança Pública em relação ao Programa Nacional de Enfrentamento de Homicídios e Roubos.
O instituto classificou os municípios com uma nota geral, com base na média anual de homicídios e na taxa dessa média por 100 mil habitantes entre 2018 e 2020, de modo que é possível conhecer a relação dos 15 mais violentos.
Veja os 15 municípios:
Rio Branco (AC)
Caucaia (CE)
Maracanaú (CE)
Cabo de Santo Agostinho (PE)
Feira de Santana (BA)
Cruzeiro do Sul (CE)
Maranguape (CE)
Juazeiro do Norte (CE)
Camaçari (BA)
Mossoró (RN)
Alvorada (RS)
Altamira (PA)
Simões Filho (BA)
Santa Rita (PB)
Marabá (PA)
As médias de homicídios nos municípios selecionados é 97 e a da taxa é 36 homicídios por 100 mil habitantes. Mais de 80% desses munícipios possuem taxas superiores à do Brasil como um todo.
Em relação à taxa de variação do número de homicídios entre 2019 e 2020, a sua mediana é positiva e igual a 3%, e 40% dos municípios tiveram uma variação negativa. Mais de 60% desses municípios sofreram uma variação superior à do Brasil.
Os 10 municípios com maiores taxas de variação do número de homicídios entre 2019 e 2020 são todos da Região Nordeste. O Rio de Janeiro e Pará apresentam, cada um, três municípios entre os 12 municípios com as menores taxas de variação de homicídios entre 2019 e 2020.