O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) reforçou o efetivo em Abaetetuba, no Baixo Tocantins, para coibir crimes de trânsito durante o feriado prolongado de 7 de Setembro. Na madrugada deste sábado (5), os agentes de fiscalização apreenderam 17 motocicletas irregulares que circulavam pela sede municipal. Os veículos estavam sem lacre e placa, e com licenciamento atrasado.
A operação se concentrou na Avenida Dom Pedro II, no centro da cidade, e foi realizada em conjunto com agentes municipais de fiscalização e policiais militares. O objetivo é garantir segurança viária e evitar acidentes. A motocicleta é um dos principais veículos utilizados em Abaetetuba, conhecida como uma das cidades paraenses com maior concentração desse tipo de veículo.
Oito agentes do Detran integram a operação no município durante todo o feriado. A fiscalização visa apreender motocicletas com descarga adulterada (que provocam poluição sonora), roubadas e furtadas. Todas as motos apreendidas foram removidas ao parque de retenção do Departamento em Abaetetuba, e só poderão ser retiradas mediante a regularização do veículo.
Além de averiguar a procedência dos veículos e combater a poluição sonora automotiva, a operação do Detran combate a alcoolemia, mediante aplicação do teste do etilômetro, que mede o teor alcoólico na corrente sanguínea.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desrespeitar as normas quanto ao limite do som automotivo é uma conduta grave, que gera cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 195,23 e também a possibilidade de ter o veículo retido para regularização.
No caso de dirigir alcoolizado, a multa é de até R$ 2.934,70, além de suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo. A Operação 7 de Setembro em Abaetetuba e outros 23 municípios continua até o próximo dia 09 (quinta-feira).



