NOTÍCIASParáREGIONAL

Desmatamento no Pará tem queda de 50% em seis meses, apontam dados

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam uma significativa redução no desmatamento no estado do Pará nos seis primeiros meses do Ano Prodes 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) apontou uma queda de 50% na taxa de desmatamento no estado.

Os 15 municípios do Pará que se encontram em situação de emergência ambiental apresentaram uma redução ainda mais expressiva, alcançando 67% de diminuição no desmatamento de agosto de 2023 a janeiro de 2024. Esses municípios incluem Altamira, Anapu, São Félix do Xingu, Pacajá, Novo Progresso, Itaituba, Portel, Senador José Porfírio, Novo Repartimento, Uruará, Rurópolis, Placas, Trairão, Jacareacanga e Medicilândia.

O destaque vai para a cidade de Portel, que registrou uma redução de 82%, seguida por São Félix do Xingu, com uma diminuição de 70%. Os dados do Deter também apontam uma redução de 47,3% nos alertas de desmatamento apenas no mês de dezembro de 2023 nos 15 municípios em situação de emergência ambiental.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar