A promulgação do Projeto de Emenda à Constituição – PEC 18 , que adiou as eleições municipais deste ano para novembro, e a contagem regressiva nos prazos para a definição dos candidatos ao pleito estão forçando vários partidos a direcionar suas conversas e negociações para a definição dos nomes que vão concorrer.
No PSDB, diante da incógnita sobre o nome que vai tentar suceder o tucano Zenaldo Coutinho, há oito anos à frente da Prefeitura de Belém, alguns segmentos ensaiam mais um movimento para convencer o ex-governador Simão Jatene a entrar na disputa para comandar a Capital. Esse movimento não exaure, todavia, no PSDB, mas se expande para outros partidos mais afinados com os tucanos. O Cidadania é um deles.
Jatene – O Espaço Aberto, ao consultar o deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania) sobre como a legenda pretende se posicionar em relação ao pleito de novembro, inclusive na definição de nomes para os cargos majoritários de prefeito e vice-prefeito, ouviu resposta objetiva: o partido defende que Jatene, no momento, é o candidato com mais chances de competir com chances de vitória.
“Sem dúvida, acho que o governador Simão Jatene é o nome que, no momento, apresenta-se como o mais viável para disputar a Prefeitura de Belém. Sua candidatura, além disso, será capaz de agregar outros partidos, que assim poderiam compor uma ampla aliança. As credenciais do ex-governador são indiscutíveis. Sua trajetória na política é amplamente vitoriosa, incluindo o fato de ser ele o único político na história do Pará a eleger-se três vezes governador do estado, pelo voto direto e democrático”, justifica o deputado, em declarações ao blog nesta terça-feira, 7.
Nome à disposição – E se Jatene, resistindo a todas as pressões, preferir não disputar o pleito de novembro? Araújo, novamente, é direto: “Nesse caso, coloco meu nome à disposição do grupo como uma alternativa. Acho que o Cidadania dispõe de projetos claros e considero que temos condições de debater um amplo projeto pra Belém. Isso, repito, se o ex-governador Simão Jatene não concorrer ao pleito”, disse o deputado.
Como já disse o blog em outras postagens, as pedras nesse tabuleiro começaram a ser mexidas. Convém acompanhar os lances próximos.
Fonte: blog do Espaço Aberto