Delegacia do Idoso oferece serviços de atendimento às comunidades ribeirinhas em Santarém
Na região oeste do Pará, em Santarém, a Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso iniciou o projeto “Delegacia do Idoso vai até você”. A delegada Márcia Rabelo destaca a iniciativa recente, que visa proporcionar suporte abrangente aos idosos que residem em áreas de difícil acesso, estendendo os serviços diretamente às comunidades mais remotas.
Desde janeiro de 2024, o projeto fortaleceu-se com uma reunião inicial que contou com a participação de 17 Agentes Comunitários de Saúde da zona ribeirinha. A partir desse encontro, evidenciou-se a urgência de ampliar os serviços de proteção aos idosos, levando-os diretamente às suas residências. Isso se tornou especialmente necessário diante das denúncias frequentes de negligência e maus-tratos enfrentados por essa parcela vulnerável da população em áreas de risco, muitas vezes inacessíveis para a delegacia.
“Nós vimos aí a necessidade de atender esse idoso no local onde ele mora. Por isso, a gente está trazendo, por meio da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, os Agentes Comunitários de Saúde para que a gente primeiro tenha um treinamento para que seja implementado o projeto. Eles vão participar, são parte importante do nosso projeto: A Delegacia do Idoso vai até você”, disse Márcia Rabelo.
O plano inclui o treinamento dos Agentes Comunitários de Saúde para oferecerem suporte psicológico e policial, além de serviços como emissão de carteira de identidade, especificamente adaptados às necessidades dos idosos.
O projeto já conta com um plano piloto bem-sucedido, realizado em parceria com a rede de apoio e proteção ao idoso, no Ministério Público. Agora, a intenção é ampliar esse modelo para alcançar mais idosos em suas próprias comunidades, promovendo não apenas a assistência direta, mas também uma cultura de respeito e valorização dos idosos em toda a cidade.