A Superintendência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Pará realizou, no dia 18 de abril, a terceira e última Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 da capital, Belém. Durante o evento, foram apresentados os dados preliminares da cidade, como o número de domicílios e habitantes.
Segundo o IBGE, Belém possui uma população de 1.223.229 habitantes e 429 mil domicílios. No entanto, a coleta de dados do censo demográfico encontrou desafios como a recusa de moradores em participar ou a falta de localização de alguns domicílios.
Rony Cordeiro, superintendente do IBGE no Pará, afirmou que ainda há uma tentativa de reverter essas recusas e identificar moradores ausentes para incluí-los no censo. A etapa de apuração dos dados finais iniciou em março e a apresentação dos resultados começará em maio deste ano.
Os dados do censo demográfico serão fundamentais para subsidiar políticas públicas nos próximos dez anos. Prefeituras, governos estaduais e o governo federal poderão utilizar as informações para melhorar a gestão e o planejamento das cidades.
Com a divulgação dos dados preliminares, o IBGE busca fornecer uma visão geral do censo em Belém, onde se observa uma tendência nacional de redução no número de moradores nos domicílios. O IBGE continua atuando em pelo menos 14 municípios do estado para incluir todos os domicílios no censo.



